Pousadas e Hotéis de Minas

Café do Cerrado Mineiro vai ter rota turística

A qualidade do produto e as características únicas da sua produção garantiram ao Café do Cerrado Mineiro a primeira indicação Geográfica de uma região cafeeira no país. Em 2005 teve reconhecida a Indicação de Procedência e, em 2013, conquistou a Denominação de Origem.

 

Agora, a região que reúne 55 municípios caminha para ter seu roteiro turístico ligado à cafeicultura, trabalho que tem o apoio do Sebrae Minas Gerais. A formatação do roteiro se encontra em estágio inicial.

 

“É uma região que, em 50 anos, conseguiu se estabelecer como referência de qualidade, de tecnologia, de sustentabilidade. E essa larga oferta de produtos tão especiais sempre chamou atenção do mundo todo, contribuindo para o posicionamento do Brasil enquanto produtor de cafés especiais”, afirma Marcos Geraldo Alves da Silva, gerente Regional Noroeste Sebrae Minas — Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais.

 

Essa trajetória do Café do Cerrado Mineiro está motivando a estruturação de uma rota que valorize ainda mais os produtores e o produto. “Vai possibilitar o acesso a essa riqueza a todas as pessoas que estão envolvidas com a cadeia de valor do café, bem como que toda a comunidade possa fazer parte e se conectar com essa riqueza que vai muito além de uma bebida maravilhosa”, acrescenta Marcos.

 

Início na cidade de Patrocínio

 

O município que integra a rota do café nessa primeira fase de estruturação e validação é Patrocínio, onde encontra-se a sede da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e que hoje é o maior produtor de café do país.

 

O roteiro, segundo Marcos, deverá estar relacionado à denominação de origem da região de Cerrado Mineiro e ao café, “que é um produto de excelência”.

 

Mais de 50 anos de história

 

Em 2022, a Região do Cerrado Mineiro completou 50 anos, uma história que começou na década de 1970, com a chegada de cafeicultores de outras regiões do país. Hoje, o território conta com 4.500 cafeicultores distribuídos por 55 municípios. A região possui uma área de produção de 255 mil hectares e é responsável por 12,7% da produção brasileira de café e 25,4% da produção mineira.

 

Texto originalmente publicado na Revista Festuris – Edição 91

 

Foto: Reprodução/ACM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *